Image Alt
  /  Arte   /  “Thierry Mugler: Couturissime” exposição em Paris é uma inspiração

“Thierry Mugler: Couturissime” exposição em Paris é uma inspiração




O Musée des Arts Décoratifs (Museu de Artes Decorativas), em Paris, na França, está com a exposição em homenagem a um dos estilistas mais disruptivos e ousados de todos os tempos: Thierry Mugler: Couturissime .

A exposição foi concebida pelo Museu de Belas Artes de Montreal (MMFA), no Canadá. Estreou por lá em março de 2019. Depois, parou em lugares como Rotterdam, na Holanda, e Munique, na Alemanha. Agora, na capital francesa, ficará em cartaz até 24 de abril de 2022. Desde que a exposição foi aberta ao público já atraiu mais de 450 mil visitantes.

A exposição apresenta cerca de 150 vestidos de alta costura e prêt-à-porter do visionário costureiro, a maioria nunca foi exibida antes e numerosos trabalhos de famosos fotógrafos de moda completam o espetáculo.

Thierry Mugler foi um dos líderes de um pequeno grupo de designers com sede em Paris conhecidos como “créateurs de mode“, um grupo restrito altamente talentoso que revolucionou a moda francesa no início dos anos 70, abrindo caminho para que toda uma geração lançasse as suas próprias marcas. 

A exposição, além de peças de alta-costura das suas coleções, apresenta múltiplos exemplos da própria fotografia de Mugler – a mais memorável das suas primeiras fotografias de editorial de moda: modelos no alto de edifícios góticos estalinistas em Moscow, na Rússia.

As fotografias de Mugler são tão ambiciosas como os seus desfiles , de Paris para Nova Iorque, onde as modelos se sentam na ponta de marcos históricos como a Opéra Garnier ou nas gárgulas do Chrysler Building. Leva-nos a ver alguns dos mais impressionantes marcos arquitetônicos da humanidade – da Catedral de São Basílio em Moscow à Grande Mesquita de Djenné em Mali – e nos convida a explorar as salinas do Deserto de Atacama, no Chile, as florestas exuberantes que envolvem Guilin, na China, e as praias vulcânicas do Havai. 

A visita foi incrível, uma inspiração de moda, arte, criatividade. Tive o prazer de ver as fotografias que marcaram a grande virada nos editoriais de moda, que trouxerem o olhar feminino para trás das lentes e os designs de Mugler que misturavam surrealismo, ficção científica e fetichismo. Seus editoriais foram clicados por grandes fotógrafos de moda como: Helmut Newton, Ellen von Unwerth ou Pierre et Gilles. 

Ele sempre será lembrado por ser um estilista de designs esculturais que eram verdadeiras obras de arte, sempre inovadores e iconoclastas. Lendas como Naomi Campbell, Linda Evangelista, Cindy Crawford, Kim Kardashian e Beyoncé foram estrelas que vestiram seus looks com arquétipos fantásticos e doses certeiras de erotismo e luxo.

Esse vídeo mostra um pouco de como foi a nossa visita guiada pelo exposição.


                                    

Vanessa uma inclinação nata e um olhar apurado para as artes plásticas, moda e literatura, o que complementa e torna seu trabalho único, de forma lúdica, poética e sensível.